Autor Jorge Manuel Martins
Editora: Verbo - 2005
SINOPSE
Profissões do Livro convida todos os apaixonados pela leitura a descobrirem os verdadeiros bastidores do livro. Mas também desafia os profissionais do sector a adoptarem outras metodologias de gestão, os investigadores a testarem novas hipóteses, e as instituições a patrocinarem estudos à escala nacional. Abandonando a óptica de produção da «cadeia do livro» com os seus «elos» de tipo fabril, o autor propõe um novo paradigma: a visão sistémica da «rede social do livro», onde se cruzam protagonistas de diferentes formações, em diálogo interdisciplinar.Entretanto, novos peritos em «produção» (editores e gráficos) e em «difusão» (críticos e livreiros) estão a chegar à antiga mas nunca tão florescente indústria cultural do livro impresso. E perguntam-se como passar para o lado dos diferentes clientes a notícia da qualidade técnica em que tanto investem. Será que, a médio prazo, vão ser percebidas mudanças na paisagem do livro português?