GPTL- Grande Prémio de Tradução Literária

NA MARGEM

1º PRÉMIO (ex-aequo) 2016
Autor: Rafael Chirbes
Tradução de Rui Pires Cabral
Editora Assírio & Alvim- 2015

A descoberta de um cadáver no pântano de Olba inicia a narrativa. O seu protagonista, Esteban, viu-se obrigado a fechar a carpintaria de que era proprietário, deixando desamparados os que ali trabalhavam. Enquanto se ocupa de cuidar do seu pai, doente em fase terminal, indaga acerca dos motivos de uma ruína onde assume o duplo papel de vítima e de carrasco e onde encontramos, nos seus escombros, os valores que regeram uma sociedade, um mundo e um tempo. O espelho onde se olha restitui uma imagem feita de sonhos quebrados e ilusões perdidas, nada se salvando da voracidade destes primeiros anos do século XXI onde o amor, a família, a amizade e até as convenções sociais se tornaram parte do menu de um banquete para poucos.

Na Margem foi considerado o melhor romance espanhol de 2013 pelos suplementos literários dos jornais El Mundo, El País, ABC, entre outros. Vencedor do Premio Francisco Umbral, do Premio Nacional de Narrativa e do Premio de la Crítica de Narrativa Castellana.

Pesquisa de Tradutores APT

Seja sócio da APT.
Saiba as Vantagens!

  • Visibilidade e Oportunidades

    Na "Pesquisa de Sócio", ao clicar no par de línguas pretendido e na área de especialidade, o cliente tem à sua disposição a lista dos tradutores disponíveis, podendo assim contactá-los facilmente

  • Valorização Pessoal e Profissional

    A APT proporciona aos seus sócios diversas actividades visando, essencialmente, a sua valorização profissional e cultural: colóquios, workshops, cursos de aperfeiçoamento, provas de exame manuscrito para obtenção da Certificação de Competências de Tradutor, concursos de tradução, atribuição do Grande Prémio de Tradução Literária, etc.

  • Estatuto profissional

    Ser Sócio da APT é fazer parte de uma Associação que promove o estatuto dos tradutores, representando-os a nível nacional e internacional, em parceria com as seguintes entidades:

     • CNT - Conselho Nacional de Tradução
     • CEATL – Conseil Européen des Associations de Traducteurs Littéraires
     • AIETI – Associação Ibérica de Estudos de Tradução
     • FIT – Fédération Internationale de Traducteurs
     • SPA– Sociedade Portuguesa de Autores.

Seja Sócio APT

Faça-se membro da APT e usufrua das condições e vantagens



Parceiros APT